Powered By Blogger

Tuesday, June 14, 2011

Castelo de Leiria. Portugal

Ola Ola!
Hoje vamos falar do Castelo de Leiria que fica na cidade de Leiria em Portugal. Infelizmente o Castelo sao apenas ruinas, mas por fora a gente pode ter uma ideia de como era.
Fui ate la conferir e trazer em primeira mao pra vcs as fotos!


Divirtam-se!
Abaixo algumas informacoes a respeito do Castelo.
(informacoes tiradas do site wikipedia)



Castelo de Leiria localiza-se na cidade, freguesiaconcelho e distrito de Leiria, em Portugal.
Edificado em posição dominante a norte sobre a primitiva povoação e o rio Lis, este belo e imponente castelo medieval, onde se contrastam as belezas do património edificado e as da paisagem natural, é um dos "ex-libris" da cidade, recebendo, anualmente, entre 60 e 70 mil turistas. Considerado o melhor exemplo de transformação residencial de um castelo no país, o monumento compreende outras atracções arquitectónicashistóricas e arqueológicas.

O castelo medieval

Castelo de Leiria, Portugal: Vista da cidadela de D. Dinis (sécs. XIII-XIV).
Ao consolidar o seu governo a partir de 1128, o jovem D. Afonso Henriques (1112-1185), planeou alargar os seus domínios, então limitados a norte pelo rio Minho a sudoeste pela serra da Estrelae a sul pelo rio Mondego. Para esse fim, a partir de 1130, invadiu por diversas vezes o território vizinho da Galiza a norte, ao mesmo tempo em que se mantinha atento à fronteira sul, constantemente atacada pelos muçulmanos.
Para defesa desta linde sul, estrategicamente fez erguer, de raiz, um novo castelo entre CoimbraSantarém (1135), no alto de uma elevação rochosa, um pouco ao sul da confluência do rio Liscom o rio Lena, a cuja guarnição, sob o comando de D. Paio Guterres, foi confiada a defesa da nova fronteira que ali tentava firmar (cf. Brevis historia Gothorum). À povoação que também iniciava, e que passaria a designar o respectivo castelo, chamou de Leiria. Dois anos mais tarde, a povoação e o seu castelo foram assaltados pelos almóadas, que se aproveitaram de uma investida das forças de D. Afonso Henriques à Galiza (1137). Após uma encarniçada resistência, Paio Guterres e seus homens foram forçados a abandonar as suas posições.




























No comments:

Post a Comment